sábado, 21 de janeiro de 2012

Mãe Menininha

A ialorixá de todo o povo da Bahia

A ialorixá de todo o povo da Bahia Foto: DIVULGAÇÃO

Morte de Mãe Menininha do Gantois completa 25 anos neste sábado (13); confira vídeos

13 do 08 de 2011 às 07:00
Bahia_247 – Há exatos 25 anos, completados no sábado (13), morreu Maria Escolástica da Conceição Nazaré, a Mãe Menininha do Gantois, aos 92 anos de idade. A 'Oxum' deixou os baianos por causas naturais, mas permanece na memória de muitos até hoje. Na sexta-feira (12), foi celebrada na Câmara Municipal de Salvador uma sessão especial dedicada à ialorixá que permaneceu por mais de 60 anos à frente do Terreiro do Gantois. A sessão foi proposta pela vereadora Marta Rodrigues, presidente da Comissão de Reparação da Câmara Municipal de Salvador, em parceria com a Secretaria Municipal da Reparação (Semur).
Instituição religiosa de origem ketu, o candomblé do Gantois historicamente mantém a política do matriarcado e de sucessão hereditária de linhagem consanguínea. A Mãe Menininha foi a quarta dirigente do templo religioso e teve que enfrentar o preconceito que a sociedade tinha em relação aos adeptos do candomblé, pois não havia liberdade de culto naquela época. Apesar de ter conquistado mais tolerância na década de 1930, com a Lei de Jogos e Costumes, as festas só podiam ser realizadas em horários determinados e mediante autorização por escrito.
Homenageada, Mãe Menininha recebeu muitos títulos e medalhas, como a dos Filhos de Gandhy – umas das que mais gostava – que a nomearam rainha do afoxé. Em 1972, Dorival Caymmi compôs a famosa música "Oração a Mãe Menininha", que trazia os versos: "A beleza do mundo, hein? Tá no Gantois/ E a mão da doçura, hein? Tá no Gantois/ O consolo da gente, ai. Tá no Gantois.../ Ai, minha mãe. Minha Mãe Menininha". Jorge Amado, Vinícius de Moraes, Maria Bethânia e Caetano Veloso eram algumas das inúmeras personalidades que se aconselhavam com Mãe Menininha.

Nenhum comentário: